Imóveis de luxo: dicas preciosas que vão te ajudar a vender esse tipo de propriedade

18/08/2023min de leitura

Vender um imóvel já é uma tarefa complicada, pois é preciso estar sempre atento e saber como fazê-lo. Quando a tarefa é vender um imóvel de luxo, o desafio pode ser ainda maior e, por isso, é importante se usar da estratégia certa. O mercado de imóveis de luxo ainda é uma área pouco explorada pelos profissionais desse segmento, portanto, saber aproveitar essa oportunidade pode representar um grande incremento nos seus ganhos e ajudar também a criar uma rede de clientes ainda mais qualificada.


Nos últimos anos, a venda de imóveis de luxo vem ganhando bastante espaço no mercado imobiliário brasileiro. Os profissionais dessa área que desejam ter sucesso não podem deixar de lado essa importante e lucrativa vertente do setor, exigindo o conhecimento de estratégias mais ousadas para negociar. Isso porque, da mesma forma que esses tipos de imóveis não possuem as mesmas características dos imóveis comuns, seus clientes também apresentam suas próprias peculiaridades e necessidades para fechar um negócio.


A negociação desse tipo de imóvel envolverá vários fatores que tornam esse processo bem diferente da venda de bens mais simples. Quer aprender mais sobre o assunto? A Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas práticas para melhorar o processo de venda de imóveis de luxo, assim você pode ter uma atuação mais técnica e ter como foco a experiência do cliente, que conta muito nesses casos. Para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog!


Dicas simples para melhorar o processo de venda de imóveis de luxo


Entenda o conceito de imóvel de luxo


A primeira dica para melhorar a venda de imóveis de luxo, seja você um corretor ou uma pessoa que esteja vendendo uma propriedade, é compreender que o custo não será o único fator que definirá esse tipo de imóvel. Afinal, mesmo que dois tipos de residências tenham o mesmo preço, uma pode ser considerada de alto padrão e a outra não. No geral, a principal característica de um imóvel de luxo é a localização privilegiada. 


Além de estar em uma região valorizada e mais nobre, as outras casas e apartamentos ao redor do imóvel em questão ajudam a determinar seu alto padrão. É preciso considerar, também, algumas questões relacionadas ao acabamento e à arquitetura do imóvel. Uma casa grande, mas construída com materiais de baixa qualidade, por exemplo, não poderá ser classificada como um imóvel de luxo. 


Modernidade, conforto e adequação às necessidades dos moradores ajudam a complementar as características que elevam o padrão dos imóveis. Por conta disso, é importante que a propriedade possua uma boa estrutura, disposição de cômodos e nivelamento adequado. A integração com a tecnologia será um grande diferencial nesses casos. Quanto mais inteligente e conectado for o imóvel, maior será o conforto e a sensação de exclusividade.


Conheça seus clientes e suas necessidades


Compreender o que define um imóvel de luxo é importante, mas saber o que os clientes desejam ao buscar esse tipo de propriedade é tão necessário quanto. Geralmente, o perfil de pessoas que costumam se interessar por essa alternativa são os profissionais com carreiras já bem estabelecidas e bem sucedidas, que já possuem outros bens e investimentos financeiros. 


Com isso, eles tendem a ser mais exigentes no momento de decidir qual imóvel comprar. Mesmo que a aquisição do imóvel seja feita como uma forma de investimento, o interessado buscará a qualidade e a exclusividade que somente um imóvel de luxo pode oferecer. É importante destacarmos, ainda, que vale observar quais os desejos e hábitos de consumo do comprador para entender como o imóvel pode ajudá-lo e ser ainda mais certeiro nas suas ofertas.


Caso as necessidades do cliente estiverem mais relacionadas à segurança, ao lazer e ao conforto, você deve procurar um empreendimento que seja a solução para esses desejos.


Personalize seu atendimento


Ao conhecer as necessidades e expectativas do cliente, é mais fácil diferenciar o tipo de atendimento. Lembrando que a pessoa interessada em um imóvel de luxo tem alto poder aquisitivo e diversas opções de compra, por isso, um atendimento personalizado pode ser um diferencial importante. É preciso que ele receba mais atenção e que a relação construída seja próxima, passando sentimento de exclusividade.


É importante lembrar, ainda, que você não está só vendendo um imóvel, mas também está agregando valor à vida do consumidor. Com isso, o atendimento deve ser personalizado conforme as necessidades observadas. Além disso, preste atenção à forma de comunicação e linguagem usada para trazer respostas mais rápidas aos questionamentos feitos pelo cliente.


Canais de contato direto, como WhatsApp e e-mail, podem ser interessantes para tirar dúvidas de maneira mais rápida. Isso se deve ao fato desse tipo de público costumar estar mais ocupado e não ter muito tempo disponível. Com isso, procure prestar um serviço mais prático, objetivo e contínuo, estando sempre disponível para atender.


Construa um bom networking


Outro passo importante na nossa lista para ter sucesso com a venda de imóveis de luxo é aumentar seu networking ou construir uma boa rede de contatos. O cliente desse tipo de mercado tende a ser mais criterioso, afinal, é um investimento de alto valor, e dificilmente vai fechar ou abrir uma negociação de alto valor com um profissional que não tenha sido indicado por alguém de confiança. 


Nesse contexto, procure frequentar eventos onde você possa construir uma boa rede de contatos com o público de alta renda. Porém, tenha cuidado para não ser invasivo e forçar a interação! Negócios futuros podem surgir até mesmo de conversas descontraídas, por isso, procure manter a calma e deixar que a confiança do cliente venha naturalmente. 


Construir um bom networking também envolve estar presente em eventos relacionados ao setor imobiliário, assim, você pode entrar em contato com outros profissionais da área e pode trocar informações e experiências. Isso pode ser muito importante para você compreender melhor o mercado de imóveis de luxo. 


Destaque a exclusividade do imóvel


Conforme dissemos mais de uma vez aqui, a exclusividade é um diferencial muito procurado pelo público do mercado imobiliário de luxo, por isso, é outro fator indispensável para o profissional que deseja ter sucesso na venda de imóveis de luxo. Afinal, pessoas interessadas nesse mercado não investiriam valores altíssimos se isso não se traduzisse em vantagens que apenas elas poderão experimentar. 


Por conta disso, é importante que você abrace essa arma e elenque tudo o que está sendo oferecido, mesmo que existam outras unidades similares. Esse é o momento de vender o seu peixe e, caso seja possível, ainda criar senso de urgência, dando a entender que não existem muitos imóveis disponíveis com aquela conformação e que uma proposta sem demora pode ser muito importante 


Reforce o valor agregado


Reforçar o valor agregado que esse tipo de imóvel traz consigo é outro ponto crucial quando se trata do mercado de imóveis de luxo. No geral, o consumidor de alto poder aquisitivo tem uma boa compreensão de economia e até mesmo do mercado, isso tornará a atuação do corretor de imóveis um desafio ainda maior, especialmente para convencer sobre a exclusividade do seu imóvel.


Por isso, procure mostrar que essas são propriedades que não se desvalorizam com o tempo e que, por conta da sua exclusividade, sempre terão um público comprador cativo e fiel. A presença de materiais de primeira linha, como aço inox, mármore e granito, no imóvel também contribuirá de maneira sensível para uma grande demanda de compradores em potencial. 


Como podemos perceber, vender um imóvel de luxo é um pouco diferente de vender um imóvel comum. Por mais que, em ambas as situações, você precise usar das mesmas técnicas, para vender um imóvel de luxo é preciso usar de mais algumas estratégias bem elaboradas, afinal, não é qualquer um que realiza uma aquisição desse porte.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post, se você está querendo vender seu imóvel, seja ele de luxo ou não, fale com um dos nossos corretores! E se você está procurando um imóvel de luxo para comprar, não deixe de visitar nosso site prime.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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